sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

COMO JEJUAR? PERGUNTAS E RESPOSTAS.


   

Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?
E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.
   Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
   Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.
Mateus 9:14-17

   Nestes versículos podemos meditar na seguinte palavra: Isaac se deliciando com um bom prato, o seu preferido, como despedida da sua vida, ou dessa vida. Vamos à prática então,
Vou fazer as perguntas (aquelas que temos dúvida em relação de como jejuar) e respondê-las da seguinte forma através do que eu aprendi e venho aprendendo. Ok? Vamos começar então!

O que é o jejum e para que serve?
O jejum é uma negação de nós mesmos. É dizer NÃO ao nosso corpo quando ele quer dizer o sim.
Aonde fala sobre jejuar na bíblia?
Mateus 9:14-17 e em outros livros da bíblia também tem citações sobre o jejum.

Quais os tipos de jejum que se pode fazer?
Bom tem vários, isso depende da fé de cada um... Mais como exemplos:
- Jejum de alimentos (ficar sem comer principalmente no que gosta, durante algumas horas ou dias);
- Jejum de Informação (ficar sem assistir TV, rádio, jornais e revistas todo o tipo de informação que não seja para edificar a sua alma, quer dizer coisas carnais).
- Jejum de palavras (ficar sem falar? Não, na verdade você só vai falar o necessário enquanto jejua).
- OBS: Que eu lembre esses jejuns são os mais feitos pelos cristãos.


Pode escovar os dentes quando se está em jejum?
Com certeza você deve escovar os seus dentes, isto é questão de higiene. Por que o nosso organismo quando ficamos sem se alimentar por muitas horas, criasse um hálito não muito agradável. E NÃO vejo mal algum em escovar os dentes no período de jejum!

No período da Fogueira Santa de Israel (propósito feito nas IURD), deve se jejuar?
Sim, pois o jejum ajuda no sacrifício espiritual! Não adianta só sacrificar o material, se você não sacrificar o espiritual seu SONHO não vai se realizar. Porque ambos agradam a Deus, quando são feitos juntos.

Quando estamos fazendo tratamento médico, onde estou sendo medicada. Pode-se jejuar?
Não! Porque, assim você não agradará a Deus. Pela questão de estar doente e precisa se tratar. Imagina você jejuando nesta situação, doente isso pode causar mais problemas graveis a sua saúde. E sendo assim, não será abençoada!

Crianças podem jejuar?
Eu não vejo problema nisso, quando eu era pequena fazia jejuns de não comer salgadinhos, doces, refrigerantes por uma semana. Isso me fortalecia muito, porque eu negava a minha vontade para agradar a Deus. Eu não assistia meus desenhos na televisão favoritos porque queria ficar mais próxima do Senhor Jesus, então lia livros ilustrativos da bíblia. Mas de alimento como os adultos fazem NÃO a criança não deve fazer, pois estão em faze de crescimento!

Como se inicia um jejum?
Antes de fazer qualquer jejum, faça uma oração dizendo o motivo de que você está iniciando este propósito e diga para Deus o tempo determinado em que estará jejuando. Após término, faça outra oração entregando este propósito.


E se eu falhar no meu jejum, o que eu faço?
Bom, você deve pedir perdão ao Espírito Santo e prometer não fazer mais isto! Uma dica: faça um jejum de não muitas horas e dias (muitos extensos), assim é mais provável você quebrar no seu propósito. Então a dica é faça um período curto e quando terminar abra outro também no mesmo período, assim você estará cuidando para que não tenha motivos de quebrar seu jejum.



Deus abençoe a todas!
Com Carinho



Reações:

4 comentários:

  1. aah amei o post *-*
    Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. O post me ajudou muito pois mesmo que já tenham me explicado algumas vezes sobre o jejum... Eu fazia e me perguntava será que estou fazendo certo? e sim esse post me ajudou a ver que estou fazendo tudo certo ! Muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. boa noite, eu não sabia disso por completo, muito obrigado por esse ajudar. muitas vezes que eu faço jejum acabo quebrando e agora aprendi. você é muito sabia! qua Deus te abençoe

    ResponderExcluir